SEMANA SANTA - SEGUNDA-FEIRA

Semana Santa

Segunda-feira 
Primeira leitura: Isaías 42, 1-7

Evangelho 12.1-11

A unção que foi feita em Jesus em Betânia nasceu do coração do evangelista com o intuito de opor a avareza de Judas com a delicadeza daquela mulher. Judas julgava um desperdício o que a mulher fazia. Mateus e Marcos não concedem à mulher um nome, ela é para eles uma figura anônima, enquanto para João seu nome era Maria, irmã de Lázaro e Marta. Seu olhar sobre a unção é também mais profundo que os outros dois evangelistas, ele narra que ela ungiu a cabeça e os pés de Jesus, para os outros foi só a cabeça. O sentido Pascal está contido nesta narrativa pois Lázaro está presente neste momento, Jesus continua dando aspecto Pascal à passagem, quando Judas diz que o perfume poderia ser vendido para que o dinheiro fosse dado aos pobres, Jesus intervém dizendo que a mulher tinha guardado o perfume para o dia de seu sepultamento. Sabemos que na cultura judaica os cuidados dado a um cadáver era moralmente maior do que os cuidados dados aos pobres. Jesus parece querer dizer que Maria antecipa os cuidados com o seu corpo antes de sua morte, pois a unção do corpo do Senhor não seria feita porque Ele ressuscitaria neste meio tempo, no terceiro dia. A unção em Betânia vem mesmo para confirmar a antecipação dos cuidados com o corpo do Senhor antes de descer ao sepulcro e, se observamos bem, veremos que João não cita em seu evangelho as mulheres que querem ungir o cadáver de Cristo. 
Falar de unção hoje é muito difícil, a ideia que se tem da unção é para quem está morrendo, tanto que muitos ainda a concebe como "extrema unção" e que ao recebê-la se aproxima os momentos finais. João, por sua vez, tinha outra visão: sim ela está num rito de sepultamento, mas o essencial é que ela esteja carregada de ressurreição. Aqueles que a recebem devem se alegrar pois estarão revestidos da vida nova, se o óleo penetra na pele e cura as feridas, a unção por sua vez penetrará na alma do homem e o capacitará a viver uma vida que escapa da morte.

Joacir A. Antunes

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