DÍZIMO

A Dimensão Social do Dízimo consiste no serviço prestado pela comunidade aos empobrecidos. A comunidade pode se colocar a favor dos empobrecidos de várias formas: defendendo os seus direitos, promovendo campanhas de conscientização, fazendo reuniões/encontros para chegar às causas da marginalização, formando as pessoas para que estejam preparadas para o mercado de trabalho, auxiliando no crescimento integral (com as pessoas, e não somente para as pessoas), ajudando em momentos de urgência/emergência. O dever de zelar e promover o bem-estar das pessoas é do Estado, mas não só dele. O Estado deve fazer a sua parte, contando com a participação de todos os cidadãos. Se o Estado não está fazendo a parte que lhe compete fazer, é justo reivindicar para que faça. Contudo, isso não nos isenta de sermos fraternos, ajudando-nos mutuamente. A comunidade pode promover os empobrecidos ajudando-os a conquistar o espaço que ainda não têm na sociedade. Uma das formas de inclusão é o acesso à educação; outra, o ensino profissionalizante. A comunidade pode assistir os empobrecidos sempre que vai ao encontro deles em situações de emergência. Quem está com fome, não pode esperar; quem está doente, necessita de atendimento e remédios. Sempre que possível, e não podendo contar com o aparato do Estado, a comunidade deve “repartir o pão”, a exemplo do que faziam os primeiros cristãos. A Dimensão Missionária do Dízimo consiste na abertura a todas as pessoas, com o objetivo de partilhar com elas os valores do Evangelho. Uma comunidade pode tornar-se missionária quando, por exemplo, coloca-se à disposição de outras comunidades, auxiliando-as com pessoas, subsídios e dinheiro para que elas formem as suas lideranças, construam os seus lugares de oração, adquiram meios para cumprirem com a missão de evangelizar. E mais: enviando auxílio para missionários e missionárias que atuam em outras regiões, dentro ou fora do país; formando missionários e missionárias da própria comunidade, para depois enviá-los em missão: recebendo missionários e missionárias de outras comunidades para períodos de estágio, capacitação e aprofundamento; enviando recursos materiais para entidades, ordens e congregações que atuam nas missões; destinando parte do dízimo para as campanhas missionárias, especialmente para aquela que se faz em outubro (Coleta para as Missões). O que a comunidade deve investir, em cada uma das dimensões do dízimo, depende da sua realidade! Em algumas, a dimensão religiosa deve ser priorizada, em outras, a dimensão social; em outras ainda, a dimensão missionária. Cada comunidade em uma “idade pastoral”. Quem já tem uma estrutura razoável ou satisfatória, pode investir mais no social e/ ou no missionário. O essencial é que, em nenhum momento, a comunidade deixe de investir nas três dimensões, mesmo que não invista a mesma quantia em cada uma delas. A quantia necessária para que a comunidade supra satisfatoriamente com as três dimensões do dízimo, muda de comunidade para comunidade. Quanto mais conscientização, administração transparente e bom uso do montante recebido, tanto mais participação por parte dos dizimistas. Se houver sobras partilhe-se com outras comunidades; se ainda não se tem o suficiente, invista-se na conscientização e estruturação do dízimo. Para concluir... O dom é feito a Deus, que dele não necessita, mas com o sentido preciso de socorrer as necessidades da comunidade, em termos de culto, de manutenção de serviços apostólicos e de socorro aos irmãos necessitados. Dentro da comunidade, o sistema do dízimo vê seu sentido alargado em direção à fraternidade e corresponsabilidade cristã na obra comum.

(Pastoral do Dízimo, CNBB, 1978, p.55)

Deve-se ofertar a Deus o que mandar o nosso coração e o que a nossa consciência falar. O Apóstolo Paulo assim escreve: Dê cada um conforme o impulso de seu coração, sem tristeza nem constrangimento. Deus ama a quem dá com alegria (2 Cor 9,7). Os

Certamente muitos já observaram uma larga mudança do comportamento jovem. Encontramos um percentual grande de jovens, “na casa dos trinta anos”, que ainda vivem dependentes dos pais. Na verdade, eles não dependem, mas, talvez, não atinaram para a importâ

A primeira vez que aparece a palavra Dízimo na Bíblia é mais ou menos pelo ano 1800 antes de Jesus nascer. Deus escolhe um homem de nome Abraão e sua mulher Sara, para deste casal começar a preparar um povo mais unido entre si e com Deus. Abraão aceitou o co